A Fundação Champagnat

A Fundação Champagnat é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e organização não-governamental para o desenvolvimento, cuja missão centra-se em áreas de intervenção como a educação, a proteção e a promoção dos direitos. Tem como objetivo contribuir para a promoção da melhoria das condições de vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social, em especial crianças e jovens e suas famílias, promovendo a melhoria da qualidade educativa.

Na sua atuação a nível internacional e em Portugal desde 1995, desenvolve a sua atividade no sentido da resolução das problemáticas que emergem da sociedade atual, como os casos de pobreza, abandono, maus-tratos, exclusão social e violência doméstica, promovendo a igualdade de oportunidades, a inclusão social, o desenvolvimento integral e os direitos humanos.

Com esse desígnio, implementou, em território português, a Casa da Criança de Tires (Centro de Acolhimento Temporário), assumindo o seu compromisso na proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens em perigo, especializando-se na intervenção com a população reclusa e seus filhos. Simultaneamente, a Fundação Champagnat tem promovido a melhoria da qualidade educativa, mediante a formação permanente dos agentes educativos e através da implementação de projetos inovadores, atuando em países como Moçambique, El salvador, Zâmbia e Honduras onde realiza, anualmente, Campos de Trabalho e Missão.

Em Portugal assumiu também o desafio no âmbito da animação territorial com vista à inclusão social e crianças e jovens, através da dinamização da Ludoteca da Adroana. Mais recentemente abraçou o contrato local de desenvolvimento social atuando na área da intervenção familiar e parentalidade positiva, promovendo o desenvolvimento comunitário das freguesias de S. Domingos de Rana e de Alcabideche.