Projeto SER

O Projecto SER – Servir, Educar e Relembrar – põe à disposição dos cuidadores projetos e programas que lhes permitam uma melhor compreensão das crianças, e que sejam ferramentas para construir relacionamentos saudáveis, significativos e conscientes, proporcionando a estas uma experiência de crescimento cheia de alegria e amor.

Neste enquadramento surge o programa “Massage in Schools”, uma ferramenta simples, acessível e eficaz para melhorar a qualidade de vida das crianças, com técnicas de comunicação que, uma vez utilizadas no dia-a-dia facilitarão, grandemente, a convivência entre os cuidadores e as crianças, ajudando a resolver conflitos de forma pacífica, estimulando a auto-imagem positiva das crianças e promovendo um ambiente de amor e respeito, entre todos.

”Este programa internacional utiliza as massagens para encorajar a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades emocionais e sociais, num ambiente seguro. As massagens são efetuadas por crianças a crianças e é reconhecido como uma eficaz ferramenta “anti-bullying” e de pro inclusão.

Quando fazemos as massagens sinto, como adulto responsável pela orientação do programa, que existe entre os meninos uma partilha de emoções gratificante para todos. Sorriem, divertem-se, ensinam uns aos outros os movimentos que melhor conhecem e ainda conseguem tranquilizar. Tranquilizar, fechar os olhos e quase adormecer. E quando terminamos, nada melhor, que contemplar as estrelas no teto da nossa sala azul e partilharmos o eu cada um de nós vê na sua estrelinha. Sinto que todos ficamos, naquele momento, ainda mais felizes.”

Alexandra Retorta, voluntária e co-fundadora do Projeto SER