Os Nossos Programas

As crianças institucionalizadas na Casa da Criança de Tires, pese embora a especificidade de cada uma, apresentam na sua grande maioria uma maior incidência de problemas de comportamento e fracas competências sociais e de regulação emocional, sendo crianças suscetíveis de apresentar sintomatologia psicopatológica como as de carácter afetivo, perturbações da personalidade e distúrbios do comportamento, que condicionam a sua integração em vários contextos das suas vidas, nomeadamente o escolar.

O facto de serem reduzidos os serviços para o apoio de crianças nestas circunstâncias levou-nos a aferir alternativas de intervenção que se revestissem de um carácter precoce, de proximidade e consistente, com vista à promoção da saúde mental destas crianças.

Na nossa prática diária já assumimos o acompanhamento psicológico como uma ferramenta privilegiada, contudo acreditamos que as intervenções recreativas e o desenvolvimento de programas específicos que respondam às necessidades de cada grupo de crianças acolhidas, ferramentas privilegiadas para o desenvolvimento de competências afetivas e sociais, que favorecem o seu bem-estar físico e psicológico, bem como a sua qualidade de vida.

Através destes programas é nossa intenção melhorar o auto-conceito e a auto-estima, promover o bem-estar psicológico, melhorar o relacionamento interpessoal, promover a autonomia e melhorar a gestão emocional. Para além de facilitar uma melhor integração na comunidade onde estão inseridos e criar oportunidades de descoberta de novos contextos e áreas de interesse.

A diversidade das propostas e a complementaridade existente entre todas as estratégias de intervenção, quanto aos seus objetivos, tem sido um importante factor protector de sucesso, que tem vindo a favorecer a consolidação e a generalização de algumas das aprendizagens ocorridas em contexto institucional.