Casa da Criança de Tires – Casa de Acolhimento Residencial

Esperança!

É uma crença emocional, com uma certa dose de perseverança, que nos faz acreditar que algo de bom virá mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento aproxima-nos muito do significado atribuído à fé, que nos induz à vontade de confiar na bondade.

O ano de 2020 foi um ano atípico, cheio de desafios, que nos obrigou a reinventar a nossa forma de responder às necessidades emergentes, mas também de procurar manter a possível proximidade e alento às pessoas com as quais intervimos. Os projetos e atividades não abrandaram, pelo contrário, continuámos mais presentes nas comunidades, sem nunca perder o humanismo, a sensibilidade e a proatividade que caracterizam o nosso trabalho. Mantivemo-nos cientes da nossa esperança em corrigir algumas injustiças mais profundas da nossa sociedade, repondo os direitos que consideramos prementes para que cada criança, jovem e família caminhassem com dignidade. Com avanços e recuos, motivados pela incerteza a que todos estávamos remetidos, o nosso sentir foi sempre de movimento e não de espera.

Caminhámos animados pela força da bondade de todos os amigos e parceiros que nos chegaram com um simples: Estamos Aqui! Estamos presentes! Do que precisam? Juntos encontrámos soluções para os desafios que emergiam diariamente e estivemos juntos neste crescer partilhado e na preparação de um novo futuro, sorrindo juntos nas conquistas. Mas a verdade e que os nossos amigos e parceiros também foram a nossa âncora nos momentos de tristeza e de maior angústia, quando se agravaram as dificuldades, ou se evidenciaram outras fragilidades, e o nosso vínculo afetivo saiu fortalecido, reconhecendo em cada um dos nossos amigos e parceiros o exemplo da solidariedade e da fraternidade. Entre passos concretos evidenciou-se um propósito consciente que todos podemos tomar como certo: se caminharmos juntos é tudo tão mais fácil.

Por tudo isto, queremos iniciar o ano com um olhar para trás, para os últimos meses, com gratidão, e refletir sobre tudo o que tem sido este ano e olhar para a frente, com um coração aberto e feliz, considerando tudo o que será! Esperança!

%d bloggers like this: