Casa da Criança de Tires – Casa de Acolhimento Residencial

Momento da partilha – Dinâmica que favorece a comunicação e a gestão e a gestão emocional

Os dias passam. Às vezes temos a sensação de que passam muito rápido, quando estamos felizes e tranquilos, outros dias passam muito devagar pela angústia e ansiedade que sentimos. Ao final do dia, depois de tantas aventuras vividas, desafios e emoções diferente, temos um momento em que podemos partilhar todas as nossas histórias ou simplesmente escutar o dia dos nossos amigos, se apetecer apenas ficar em silêncio.

É no jantar que todos nos encontramos e pensamos no dia que tivemos, contamos as coisas boas e as coisas menos boas, e temos o nosso Momento de Partilha. Cada criança é convidada a partilhar o que desejar, um pensamento, uma situação, uma preocupação, ou simplesmente o que fez nesse dia. Começa-se por “Hoje o meu dia foi…” e seguem-se verdadeiras narrativas. “Hoje um amigo fez anos, comemos gomas(…)Hoje não tive visita da minha mãe (…)” ou “Hoje tenho recado na caderneta porque ().– Quase sempre, refletimos em conjunto sobre as diferentes partilhas, cada uma delas ajudará no crescimento não só da criança que contou mas de todas as restantes que escutam com atenção.

O dia nem sempre corre como desejado, e é importante saber com quem contar, escutar ativamente e devolver com afeto é um dos princípios deste momento. Em grupo, aproveita-se a oportunidade de trabalhar os desafios do dia a dia, fomentando-se a empatia, compreensão, comunicação positiva, escuta ativa e o respeito pelo outro. Esperar pela sua vez é igualmente muito importante. Também os adultos são envolvidos na dinâmica contando aspetos significativos do dia, que muitas vezes começam com o reforço positivo de comportamentos “Estou muito orgulhoso porque hoje o…”.

E assim, os dias passam, mas ao final de cada um temos um momento próprio que o recorda e mostra o quão especial cada dia é para nós.

%d bloggers like this: